2.5.07

A revolta dos Diggs

Uma revolta aconteceu ontem no DIGG, uma rede social de notícias e um dos sites mais bem sucedidos da web 2.0. Depois de receber uma ameaça de processo da empresa americana de direitos autorais digitais, o DIGG apagou notícias que linkavam o código que destrava os discos HD DVD. Alguns usuários, provavelmente os mais insistentes, também tiveram suas contas apagadas.


O DIGG foi fundado em 2005 como um sistema que organiza um ranking das notícias mais lidas e comentadas da internet. Blogs, fóruns e até websites de jornais colocam links do DIGG em suas notícias, quanto mais cliques nesse link mais a notícia se destaca no ranking do DIGG, ganhando assim mais acessos e repercussão.


O fundador do DIGG, Kevin Rose, é um jovem de 30 anos que depois de apresentar quadros de tecnologia no programa de tv Atack of the Show, no canal G4, criou seu próprio programa de tv, o DIGGnation, pra divulgar o site. Os vídeos são estilo podcast, apenas um take, comentando as notícias de destaque no site. Os vídeos, engraçados e regados à cerveja, foram sucessos instantâneos entre os geeks, o que alavancou o sucesso do DIGG entre formadores de opinião.


Depois da revolta, Kevin garantiu que não vai mais apagar posts nem contas de usuários, mesmo que isso represente o fim do DIGG depois de um processo. Já é um começo, mas o DIGG pode sair dessa com o filme queimado. No verão de 2006 eles foram patrocinados pela marca HD DVD, o que  levou muitos usuários a acreditar que os donos do DIGG não estavam se protegendo de processos - e sim protegendo um parceiro comercial.


Ficam duas lições: 1. internautas já perceberam sua importância na nova internet e brigam pra continuar com direito de informação e 2. fique sempre do lado dos usuários e seus usuários sempre estarão do seu lado.

Boing Boing: Digg users revolt over AACS key

technorati tags:, ,

Blogged with Flock

Nenhum comentário: